Seu Desafio

Um sistema multieixos em vez de um robot?

Aplicações

Quando se trata de automatizar processos industriais, a primeira coisa que vem à mente são os robots. Mas os robôs não são a solução ideal para todas as aplicações. Especialmente quando são feitas maiores exigências em termos de alcance, capacidade de carga, dinâmica ou espaço de instalação, existem opções mais interessantes, tanto do ponto de vista técnico como económico. Em muitos casos, os sistemas cartesianos oferecem uma clara vantagem sobre os robots convencionais de 6 eixos. Isto abre novos caminhos para a automação industrial.

Os sistemas de eixos lineares oferecem vantagens sobre os robots


Quando se trata de trajectos muito longos, cargas pesadas, grandes áreas de trabalho ou espaços confinados, os robôs industriais atingem rapidamente os seus limites. Por isso, quem quiser automatizar os seus processos deve sempre colocar a si próprio a seguinte questão: Tem de ser um robô? Se um robô não for essencial para a tarefa em questão, é uma boa ideia pensar em alternativas. Em muitos casos, uma combinação de movimentos lineares é a melhor escolha.

Nos casos seguintes, recomenda-se um sistema de eixos lineares em vez de um robot:

Quando é necessário percorrer longas distâncias
Quando é necessário deslocar cargas pesadas
Quando a aplicação requer um grande espaço de trabalho
Quando é necessário servir várias estações
Quando são necessárias velocidades e acelerações elevadas
Quando o espaço é escasso
Quando é necessária uma integração particularmente simples

Os sistemas multieixos são ideais para uma vasta gama de indústrias.

Seja no processamento de chapas metálicas, na construção de máquinas de embalagem, na logística, na produção de alimentos e bebidas, na indústria automóvel ou nos sistemas de revestimento e pintura: graças às suas propriedades específicas – alcance praticamente ilimitado, elevada dinâmica, grande flexibilidade, instalação e manutenção simples – os sistemas lineares garantem eficiência e rentabilidade numa grande variedade de sectores.

Áreas de aplicação preferenciais :

Movimentação de peças
Paletização
Transporte
Ligação de vários postos de trabalho

Os sistemas de eixos lineares são extremamente versáteis, altamente eficientes e de conceção compacta.

Se, por exemplo, tiverem de ser percorridas grandes distâncias, os robots fixos estão naturalmente em desvantagem. Neste caso, os eixos lineares oferecem uma clara vantagem. Equipados com um acionamento de cremalheira e pinhão, podem ter percursos potencialmente infinitos, movendo-se sem esforço para a frente e para trás entre diferentes pontos do processo e estações de maquinação. Para realizar a mesma tarefa de automatização com um único sistema de pega linear, seria necessária uma equipa inteira de robôs. Estes, por sua vez, ocupariam mais espaço e aumentariam os custos.

A situação é semelhante quando é necessário deslocar cargas pesadas ao longo do eixo vertical Z. Se um robô assumir esta tarefa, rapidamente se torna enorme – com consequências negativas para o espaço de instalação e para a rentabilidade. Os sistemas de eixos lineares, por outro lado, requerem pouco espaço e podem, por isso, ser integrados mais rápida e facilmente nos esquemas de produção existentes. Além disso, oferecem uma maior capacidade de carga no eixo Z do que uma solução robótica comparável e podem ser utilizados de forma muito mais dinâmica.

Mais liberdade para o eixo Z

Os sistemas cartesianos também satisfazem a necessidade de movimentos independentes num único eixo. Os eixos X, Y e Z podem ser controlados individualmente e movimentados simultaneamente ou de forma autónoma, dependendo dos requisitos do cliente. Isto é conseguido através da utilização de vários carros, cada um com o seu próprio acionamento. Estes podem movimentar cargas individualmente ou em grupos de várias unidades, e alimentar diferentes áreas do processo de produção de formas diferentes – e específicas. Isto é particularmente interessante para sistemas de ligação ou soluções pick-and-place com um grande número de eixos Z verticais.

Sistemas de eixos lineares: o acionamento certo para cada tarefa

As configurações XYZ na robótica cartesiana têm frequentemente de cobrir distâncias de vários metros e manusear peças de trabalho pesadas. Nestes casos, os accionamentos de cremalheira e pinhão são a tecnologia de eleição. Eles oferecem a rigidez necessária para posicionar grandes massas com extrema precisão em longas distâncias. As correias são especialistas em alta dinâmica. Atingem acelerações de até 50 m/s2 e velocidades de até 5 m/s, contribuindo significativamente para a redução dos tempos de ciclo. Se, por outro lado, for necessária a máxima precisão, nada como um acionamento por fuso de esferas. Com uma repetibilidade de até ± 5 μ, eles são os especialistas indiscutíveis em precisão.

Automação com sistemas multi-eixos

Sistema cartesiano ou robot? Em última análise, é a aplicação que determina a solução. Os sistemas multieixos oferecem maior capacidade de carga e dinâmica, combinados com maior liberdade de movimento e maior economia, tornando-os uma alternativa real para a automação industrial.

 

Gostaria de saber mais sobre as vantagens dos sistemas de eixos lineares em relação aos robots?

 

 

Seleccione o seu país

Pergunte a Rollon

Nossos especialistas conseguem resolver seus desafios